Fisioterapia Aquática

A fisioterapia aquática, também chamada de hidroterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água em torno dos 34ºc, para acelerar a recuperação de atletas lesionados, diminuir quadro de dor em pacientes com dores crônicas, entre outros.

A Fisioterapia Aquática deve ser sempre realizada por Fisioterapeuta!

Podendo ser aplicada nos tratamentos:

  • Reumáticos (Artrite, Osteoartrose, Lupus);
  • Ortopédicos (Pós-fraturas, Pós-Operatórios, Lesões Musculares);
  • Posturais (Escolioses, Hipercifoses, Hiperlordoses);
  • Neurológicos (AVC, Parkinson, Ataxias, Paralisia Cerebral, Hérnias de Disco);
  • Respiratórios Estabilizados (Asma, Bronquite);
  • Geriátricos (Fraqueza muscular, Dificuldade de deambulação e equilíbrio).

A hidroterapia para gestantes deve ser indicada pelo obstetra e, normalmente, é usada para melhorar a circulação do sangue, reduzir o inchaço das pernas e diminuir a dor nas costas, pés e joelhos.

Na hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos, ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.

Os benefícios da Fisioterapia Aquática incluem fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório, melhora da circulação sanguínea, assim como diminuição da dor e do estresse.

Além disso, ajuda a diminuir problemas de postura, transmite sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal dos indivíduos, aumentando a autoestima e a qualidade de vida.

A Fisioterapia Aquática não tem restrições quanto à idade.