Quiropraxia

É a especialidade fisioterapêutica de atendimento primário, dedicada  a diagnosticar e corrigir as disfunções relacionadas ao Complexo Subluxação Vertebral (CSV), através de Técnicas Quiropráxicas que incluem a  utilização de tecnicas ajustivas  ou “Thrust” de baixa amplitude e alta velocidade (TABAAV) , associadas a um conjunto de terapias físicas,  manipulativas , corretivas e de reabilitação traumatológica e ortopédica.

O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro – mãos e Praxis – praticar “praticar com as mãos”, é atribuído a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed.

A Quiropraxia se desenvolveu nos Estados Unidos da América durante um período de reformas significativas na formação médica e no seu exercício profissional (1895). Nesta época havia uma grande variedade de opções de tratamento, tanto dentro da medicina convencional, como entre outras inúmeras abordagens alternativas no cuidado da saúde.

Esta especialidade também emprega o TABAAV (HLVA – High Velocity Low Amplitude Thrust), na prevenção, primária, secundária e terciária,  em conjunto promovendo orientação e educação ao paciente , também empregando recursos fisioterapeuticos associados.