Podoposturologia

A podoposturologia é uma área da fisioterapia que estuda e trata as alterações posturais através da análise da pisada (apoio dos pés). Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento através da prescrição de palmilhas posturais e mecânicas. As palmilhas posturais podem ser utilizadas no tratamento e prevenção de dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé. Já as palmilhas mecânicas servem para dar apoio, corrigir deformidades e melhorar a função dos pés.

Os pés são os principais órgãos na manutenção do equilíbrio do corpo, ele regula a pressão e a distribuição do peso em relação ao solo e ao centro de gravidade. A planta dos pés é sensível a pequenas variações que são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central.

A correta prescrição das palmilhas permitem correção da descarga de peso no solo e consequente ajuste da postura corporal, trabalhando no tratamento e na prevenção de diversos problemas relacionados à mecânica corporal, como hérnias de disco, artroses não somente na coluna, mas em todo aparelho locomotor, alterações posturais e dores musculoesqueléticas de uma forma geral.

Para iniciar o tratamento, o paciente passa por avaliações posturais com a baropodometria, um aparelho eletrônico que analisa os pontos de pressão plantar exercidos pelo corpo, indicando, em forma de gráficos e planilhas, os agentes diretos e indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea. Depois, através do plantígrafo, equipamento utilizado na avaliação do tipo de pé, o fisioterapeuta irá demarcar as áreas onde serão coladas as peças podais.