RPG

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
É um método terapêutico manual que se aplica a todas os casos que requerem fisioterapia:
– ORTOPÉDICO. Ex.: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, escoliose, hiperlordose, hipercifose, torcicolo, dor cervical, dor lombar, etc.
– NEUROLÓGICO. Ex.: hérnia de disco e labirintite.
– REUMATOLÓGICO. Ex.: artrite, artrose, bursite, tendinite, etc.
– RESPIRATÓRIO. Ex.: asma, bronquite, etc.
– SOMÁTICO. Ex.: Stress, distúrbios circulatórios e digestivos, etc.
A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
– Individualidade: cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sistema (causa/consequência);
– Globalidade: deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.
Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade
O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Conheça nossos profissionais, entre em contato conosco.