Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método original e revolucionário nascido da obra “O Campo Fechado”, publicado em 1981, na França, após quinze anos de pesquisas no domínio da anatomia, biomecânica, cinesiologia, osteopatia e outros que permitiram a Phillipe Emmanuel Souchard fundamentar o seu conceito, a partir das idéias da terapeuta corporal Françoise Mézières.

O RPG se baseia no princípio que os problemas posturais e músculo-esqueléticos são produzidos pelo encurtamento das cadeias musculares, principalmente as posteriores, que se encurtam para nos dar equilíbrio ou estabilidade aos movimentos dos nossos braços e pernas.

Toda a abordagem clássica no tratamento dos problemas musculares ou no treinamento esportivo se baseia no aumento de força muscular. Segundo Souchard, o resultado disso são músculos mais encurtados, acarretando mais deformidade, menos flexibilidade e mais dor.

Trata-se de um método de avaliação e tratamento das disfunções posturais e dos movimentos através de posturas globais e analíticas que tratam as cadeias musculares em disfunção e tem um efeito proprioceptivo sobre a postura do indivíduo, liberação miofascial que elimina as restrições do tecido conectivo que envolve os músculos e os órgãos, auxiliando também na correção postural e mobilização articular que restabelece o movimento normal entre as superfícies articulares, portanto, o RPG atua de forma globalizada, apresentando além dos efeitos citados, o alongamento do grupo muscular tratado e, ao mesmo tempo, o aumento da força muscular.